Ondas ou Tsunamis: os efeitos econômicos da Pandemia

Fundação Dom Cabral

Economia | Publicações

Por Carlos A. Primo Braga
O Ministério da Economia divulgou recentemente um vídeo com o Ministro Paulo Guedes (www.cbic.org.br; vídeo de 29/03) no qual o Ministro, de forma didática, descreve os impactos da pandemia do Covid-19. O Ministro usa como metáfora a imagem de duas ondas que avançam sobre o Brasil. A primeira onda está associada ao impacto da pandemia sobre a saúde dos brasileiros. A segunda onda reflete o impacto econômico das medidas de distanciamento social que vêm sendo implementadas, com diferentes ênfases, nos estados e municípios do país. O Ministro também apresenta um sumário das várias medidas que as autoridades econômicas estão implementando para minorar os efeitos econômicos da crise. As mensagens centrais do vídeo são: a preservação da saúde da população é prioritária e, por conseguinte, as medidas de distanciamento social precisam ser respeitadas, mas é também importante evitar a desorganização do sistema produtivo. Esse é o dilema que sociedades ao redor do mundo estão enfrentando neste momento.

ONDAS OU TSUNAMIS

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Leia também

Relacionados

Iniciativas

Conheça nossas frentes

Conectando quem precisa de ajuda com os que podem ajudar. De um lado estão cadastradas as necessidades do sistema de saúde e apoio aos vulneráveis. Do outro, as empresas que podem ajudar com os seus recursos.

Informações da pandemia em tempo real, que permitem acompanhar e simular o avanço da Covid-19 por regiões, cidades e até bairros. Utiliza dados de mobilidade e propagação fornecidos por fontes oficiais.

Um espaço onde você também pode compartilhar informações para ajudar a mapear e conter o avanço da Covid-19 no país.

O Covid Radar é o resultado da coalizão de diversas organizações que estâo contribuindo para minimizar os impactos da COVID-19 no país. Juntos estamos desenvolvendo soluções para apoiar instituições de saúde, empresas públicas e privadas, mídia e sociedade.