Durante pandemia, cresce interesse por saúde mental em países da América Latina

As buscas online por termos relacionados a transtornos de ansiedade cresceram significativamente em diversos países da América Latina durante a pandemia do novo coronavírus. No Brasil, o interesse por temas como Ansiedade, Ataque de Pânico, Insônia e Meditação esteve entre 40% e 50% acima do registrado em 2019. Em países como Peru, Equador e México, os índices são ainda maiores. A análise foi realizada pela Murabei com apoio da JeffreyGroup a partir de dados do Google Trends. As empresas são participantes do coletivo Covid Radar, que reúne mais de 40 organizações que coordenam esforços e compartilham dados para enfrentar os desafios da Covid-19 no Brasil.

A análise estuda as buscas por temas relacionados a saúde mental desde fevereiro, em comparação com os níveis médios verificados em 2019. Desde março, as buscas relacionadas a Ansiedade (palavras-chave: Ansiedade, Ataque de Pânico e Insônia), estiveram acima da média em todos os países pesquisados durante todo o período, com exceção do Uruguai, que teve comportamento distinto dos vizinhos. O potencial impacto da pandemia na saúde mental da população é sinalizado por dados como o crescimento superior a 100% no volume de buscas por Ansiedade e Insônia no Equador, em abril, mesmo mês em que o Peru índice semelhante nas buscas por Ataque de Pânico. No mês seguinte, o país – um dos mais impactados da região – teve recorde de buscas por Ansiedade.

A tendência se reflete nas buscas por medicamentos e outras patologias. Nos países pesquisados, é possível verificar um crescimento no interesse por “Ansiolítico” na maior parte da região, enquanto as buscas por “Antidepressivo” foram menores que ano passado.

Concomitantemente, o interesse por atividades de lazer e relaxamento parece ter crescido na região. A pesquisa avaliou o volume de buscas por termos como Exercício Físico, Instrumento Musical e Meditação, que a partir de março apresentaram crescimento em relação a 2019 em todos os países pesquisados, com exceções pontuais:

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Iniciativas

Conheça nossas frentes

Conectando quem precisa de ajuda com os que podem ajudar. De um lado estão cadastradas as necessidades do sistema de saúde e apoio aos vulneráveis. Do outro, as empresas que podem ajudar com os seus recursos.

Informações da pandemia em tempo real, que permitem acompanhar e simular o avanço da Covid-19 por regiões, cidades e até bairros. Utiliza dados de mobilidade e propagação fornecidos por fontes oficiais.

Um espaço onde você também pode compartilhar informações para ajudar a mapear e conter o avanço da Covid-19 no país.

O Covid Radar é o resultado da coalizão de diversas organizações que estâo contribuindo para minimizar os impactos da COVID-19 no país. Juntos estamos desenvolvendo soluções para apoiar instituições de saúde, empresas públicas e privadas, mídia e sociedade.